Videos de Dança do Ventre

Loading...

quinta-feira, 21 de outubro de 2010

Movimentos básicos da Dança do Ventre

1.Movimento de dança do ventre “pequeno círculo”

Gire o seu o quadril no sentido das agulhas do relógio encolhendo o ventre (ser projetado para frente) mantendo quadris no seu lugar, sem jogá-los para trás ou para os lados.Agora, faça o movimento em sentido contrario às agulhas do relógio.
2.Movimento de dança do ventre “médio circulo”
Sem alternar os joelhos projete o quadril para frente, lado, atrás outro lado, reproduzindo um pequeno círculo.

3.Movimento de dança do ventre "grande circulo”

Este movimento é igual ao anterior, porém a projeção para trás é maior.Você poderá projetar o tronco para frente enquanto o seu quadril vai para trás. Preste atenção nos detalhes das suas, mãos, elas devem estar delicadas e bem delineadas, para acompanhar este movimento.

4.Movimento de dança do ventre do “oito para frente.”

 Coloque o seu quadril para o lado e torça levemente para frente, leve o quadril para o outro lado, (sem levantar o seu calcanhar), desenhando um oito. Você tem que sentir que uma figura da forma de um oito é desenhada no espaço com o seu quadril).
Cuidado com os seu joelhos!.Recomenda-se que permaneçam flexionados.A postura é fundamental em qualquer passo da dança.

5.Movimento de dança do ventre “oito egípcio ou oito para trás”

Este movimento de dança do ventre difere do anterior somente em que você torce o quadril para trás. Trabalhe visualização, servirá como estimulante para este momento. O desenho do oito no espaço deverá sair completo e bem delineado.Lembre que o tronco deverá estar sempre imóvel e de frente. Coloque-se na frente do espelho, prestando atenção nos pequenos detalhes. São estes pequenos detalhes que dão seu estilo próprio à dança do ventre.

6.Movimento de dança do ventre “oito maia para cima”.

Leve o quadril para o lado em seguida para cima levantando suavemente o calcanhar, pois esse poderá subir um pouquinho para auxiliar.Lembre-se, a dança não é dos pés e joelhos, por isso atenção nesse detalhe muito importante.Quanto menos movimentos de pés e joelhos, mais limpos serão os seus passos na dança do ventre.

7.Movimento de dança do ventre “oito maia para abaixo.”

 Elevando o seu quadril para cima e em seguida leve para o lado descendo o calcanhar lentamente (lembre-se de que já foi dito acima). Suba ou outro lado e leve o quadril para fora, mesmo lado que você subiu. Esse oito é o contrário do outro. Um oito se faz para cima e o outro para baixo. Às vezes confunde, mas não desista! Saíra com o tempo.

8.Movimento de dança do ventre “camelo para abaixo”

Pernas afastadas e levemente flexionadas (quase como na posição oriental, porém a perna de trás não flexiona). Deixe o seu quadril solto inclinado á frente, projete o bumbum para trás e depois para frente. Pratique até conseguir executar este movimento de dança do ventre de forma cadenciada e suavemente.

9.Movimento de dança do ventre “camelo pára cima”

 Coloque as suas pernas afastadas e deixe os seus joelhos relaxados (como no exemplo acima). Solte o seu quadril e projete-o à frente. Neste movimento de dança do ventre encaixa-se o quadril deslocando-o para trás com o abdômen encolhido. Você leva o peso do seu corpo para trás. Relaxe quando o peso estiver no calcanhar.


10.Movimento de dança do ventre de “ondulação”

 Enche-se primeira a parte superior da barriga empurrando, o ar para baixo de uma forma contínua sem mexer o tronco.Este movimento também pode ser feito de baixo para cima. Este movimento simboliza o parto ou o ato de dar a luz. Há também uma respiração rápida na barriga, produzindo um tremido, Tem se denominado, este movimento, com o nome de respiração cachorrinho.

11.Movimento de dança do ventre de “batida lateral”

 Transfira o peso de um lado para o outro do quadril, produzindo batidinhas (como a que usamos para fechar a porta do seu carro) para os lados. Lembre-se, não eleve o quadril, a batida é para o lado e não para cima.


12.Movimento de dança do ventre de “shimie”

 Neste movimento clássico da dança do ventre você produz batidas com o seu e quadril de forma contínua e rapidamente para cima.

13.Movimento de dança do ventre de “tremido de quadril”

 Flexione os seus joelhos levemente e alterne-os rapidamente, produzindo um tremor em todo o corpo com ênfase na barriga. Algumas dançarinas preferem provocar o “tremido do quadril” usando a contração nas pernas. Elas acham que o resultado flui com mais facilidade. Faça você mesma o teste e verifique qual é sua preferência. Existem vários tremidos, este é um tremido básico.


14.Movimento de dança do ventre de “tremido de peito”

 Chacoalhe rapidamente os ombros de um lado para o outro. Todos os movimentos que envolvem peito e busto devem ser feitos com cuidado para não vulgarizar a dança.
Atenção para as dançarinas!!! A dança do ventre pode no máximo ser considerada sensual, porém muitas pessoas não a consideram assim, de forma sexual.
Por isso a valorização dos movimentos é muito importante !!!!. Não vulgarize a dança do ventre, nem o que ela têm de belo e precioso. A dança do ventre antes de tudo é um grande ritual. Um ritual à Deusa e Deuses, principalmente à Deusa.

15.Movimento de dança do ventre “egípcio básico”.

 Em posição ereta coloca-se uma perna em frente à outra. Sua perna da frente fica sempre em meia ponta alta, a sua perna de trás pode estar semi-dobrada. Então, sobe-se o lado do quadril que tem a perna à frente, baixa, sobe e chuta com o pé (ou não).Pode ser feito lenta ou rapidamente.Há variações deste movimento de dança do ventre para acompanhar os ritmos, como subindo e descendo o quadril sem chutar, etc.

16.Movimentando seu peito e o seu busto “oitos, arcos, círculos, letra s”

 É possível fazer vários desenhos com os seios, as vogais, o oito na vertical e horizontal, arcos, círculo e a letra "s". Não mexa os ombros. Lembre-se que este movimento de dança do ventre é realizado com os músculos peitorais.

17.Movimento de dança do ventre de “pescoço”.

 É o movimento que se faz com a cabeça deslocando-a para um lado e para o outro ou ainda produzindo um círculo. Nem sempre se obtém resultados imediatos. Persevere.

18.Movimento de dança do ventre de “twist”

 Coloque uma perna em frente da outra. Transfira o peso do seu corpo para a perna da frente, depois para a perna de trás Quando for à frente,  faça uma torção (movimento de rotação) leve para dentro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Dança contemporânea outra paixão!

Loading...