sábado, 23 de outubro de 2010

Oficina de Dança do Ventre na escola Yeda Barrradas

Dança do Ventre como linguagem corporal.

Analisando a figura feminina dentro da sociedade moderna podemos observar que este sujeito encontra-se por muitas vezes descrente do seu poder encantador e longe da sua essência de mulher. È pensando justamente no resgate dessa essência feminina que a dança do ventre vem auxiliar nesse processo.

Entendemos que a Dança do Ventre resgata a essência feminina e como contexto sociocultural em que a mulher está inserida constrói os seus valores ideológicos capaz de leva - lá à busca de descobertas. A dança através de sua linguagem corporal, surge para construir um “campo energético” por intermédio de sues movimentos corporais que desbloqueiam e liberam emoções resgatando a essência feminina que por muitas vezes é reprimida pelo estresse do cotidiano da modernidade.
Por trabalhar a relação íntima entre movimento e emoção, desperta uma linguagem corporal espontânea. A prática da Dança do Ventre, também pode ter efeito tranquilizante e antidepressivo para a mulher.É um caminho infinito, que não leva senão a um destino tão próximo quanto desconhecido: o nosso próprio  Ser 


Ela também pode ser usada como uma forma de linguagem onde a mulher é capaz de dialogar  com outras mulheres através dos movimentos dessa dança.
No início da oficina as alunas do EJA estavam envergonhadas, com receio de participar do projeto, além disso tivemos que ajudar construir uma consciência sobre o verdadeiro objetivo da dança que é o conhecimento do corpo e a descoberta da sua essência de mulher, pois algumas acreditavam que a dança fosse voltada apenas para o sexo.
Procuramos esclarecer que para ser sensual a mulher não precisa ser vulgar.
Vivenciamos momentos prazerosos em torno da dança do ventre relacionar as experiências pessoais de cada uma na busca da sua própria identidade,conseguimos também desenvolver nelas a habilidade de manifestar suas emoções através do corpo .

A musculatura do corpo codifica emoções e as simboliza em sua linguagem corporal. Logo são funções da dança: representar uma idéia em movimento; emocionar e fazer o outro sentir o que é transmitido através do corpo é uma arte; dominar a expressão corporal ;Controlar a postura e os movimentos, sentir os intuitos da música, são elementos de um mesmo processo: linhas em movimento no corpo são capazes de emocionar
Ao final da oficina percebemos que elas já encontravam-se mais seguras e conscientes enquanto mulher, no final todas puderam ter a certeza de que elas são mais do que simples mulheres, são a partir de agora "DEUSAS".
O nosso grito de guerra durante esses dias foi justamente esse de que nós somos capazes de tudo o que quizermos ser ou fazer e tudo isso porque com a ajuda da dança do ventre nós somos "DEUSASSSS!



Obrigada meninas pelo imenso carinho!


.



Nenhum comentário:

Postar um comentário